BLOG

Um pouco de nudge para você melhorar a sua saúde financeira

Entenda o que o termo significa e como ele pode ajudar as finanças pessoais

Nudges? É isso mesmo? Se você não conhece esse termo da economia comportamental, certamente pensou em nudes, acertei? Risos. Eu vou explicar o que é esse tal de nudge e o quão importante ele será para sua vida financeira quando bem aplicado.

Na língua portuguesa, nudge significa um cutucão, um empurrãozinho. Ele é um conceito da economia comportamental que faz com que o indivíduo tome melhores decisões, tanto financeiras, como relacionadas à sua saúde e felicidade.

A ideia do nudge é fazer com que uma mera “cutucada” ou orientação, de forma fácil e barata, faça com que seus resultados sejam totalmente diferentes – e melhores.

Exemplo prático

Existe um excelente exemplo prático de nudge que ficou muito conhecido por seu resultado ter sido um sucesso. O experimento foi feito nos banheiros masculinos do aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, com o intuito de melhorar a limpeza dos mesmos. A imagem de uma mosca preta foi colocada em cada mictório dos banheiros masculinos. Creio que os homens por lá não tinham a mira muito boa. Risos! Aad Keiboom, o economista que conduziu os testes, descobriu que quando eles iam ao banheiro fazer xixi tentavam mirar na mosca como se fosse para acertar um alvo. Isso reduziu em 80% a quantidade de urina que caia fora dos mictórios.

Veja como uma simples sacada como essa foi capaz de melhorar a condição dos banheiros e tornar muito melhor a experiência dos usuários que passavam por lá. Isso é um “nudge”.

E, assim como esse experimento, existem vários outros exemplos aprovados por pesquisadores que realmente funcionam. E, no caso do seu dinheiro, não é diferente. Já sabemos o quanto agimos irracionalmente nas decisões financeiras das nossas vidas. Portanto, você pode criar nudges que ajudam, e muito, no momento de cuidar das suas finanças.

Desafios

Um dos maiores desafios quando pensamos em dinheiro é poupar para o futuro. A pandemia de Covid-19 pode ter trazido um certo receio ou aperto, fazendo você economizar mais depois desse susto, correto? Para você conseguir manter essa organização, cito abaixo alguns nudges que podem se tornar hábitos saudáveis para proporcionar a você um futuro financeiro mais tranquilo:

  • Utilize aplicativos de celular com alertas que mostram como estão seus gastos;
  • Se o seu problema é o cartão de crédito, saque uma quantia em dinheiro mínima para passar o dia ou semana;
  • Faça uma “poupança” programada. Assim você consegue economizar uma parte da sua remuneração;
  • Outra forma de economizar para o futuro é fazer uma previdência privada. Existem empresas que oferecem esse benefício aos seus funcionários e ainda ajudam com um percentual todos os meses.

LEIA MAIS: Efeito manada: fuja dele na hora de investir

Os livros também nos trazem bons ensinamentos. Se você gostou deste tema e quer aprender mais, leia o livro do mestre das finanças comportamentais Richard Thaler, “Nudge: Como Tomar Melhores Decisões Sobre Saúde, Dinheiro e Felicidade”. Tenho certeza de que ele irá ajudá-la a construir alguns nudges que tornarão sua relação com o dinheiro mais leve.

LINK PARA ADQUIRIR O LIVRO

Karina Scola Pescada é planejadora financeira pessoal CFP® da Foquemos Investimentos

Posts Relacionados

Finanças

Quanto é $uficiente para você?

Antes de mais nada, busque essa resposta através do significado que você dá ao dinheiro. Eu tenho um segredo. E esse segredo permitirá que você dobre sua renda em 12 meses com apenas mais cinco horas de trabalho por semana. Topa? Se você respondeu “sim”, quero lhe dar a oportunidade de triplicar esse valor em […]

LEIA MAIS
Sem categoria

O que há de certo comigo?

Foque em tudo que você tem de melhor para alcançar o seu propósito de vida. Você deve ter estranhado um pouco esta pergunta, não é? Infelizmente aprendemos a nos questionar: “o que há de errado comigo?” Geralmente, quando algo não está bom ou não está indo muito bem nos questionamos dessa forma, mas e se […]

LEIA MAIS