BLOG
O que há de certo comigo?


Você deve ter estranhado um pouco esta pergunta, não é? Infelizmente aprendemos a nos questionar: “o que há de errado comigo?” Geralmente, quando algo não está bom ou não está indo muito bem nos questionamos dessa forma, mas e se você se perguntasse “o que há de certo com você?”
Hoje, vim alertá-la para focar em tudo que você tem de melhor para alcançar o seu propósito de vida, pois tudo o que você foca, expande. Repita comigo: tudo o que você foca, expande. Tudo que é colocado em prática tende a evoluir e se aperfeiçoar.
Propósito no trabalho
Uma pesquisa feita por Gallup Pool (empresa global de pesquisa de opinião nos Estados Unidos) revela que apenas 13% dos brasileiros se sentem engajados no trabalho. O engajamento no trabalho é o empenho, comprometimento e envolvimento entre colaborador e empresa, ou seja, é o alinhamento ideal entre os objetivos e valores das organizações com o bem-estar da equipe. Entender e colocar em prática as suas virtudes é o que você precisa para alcançar a plenitude.
Estado de Flow
Estado de Flow é uma teoria desenvolvida por Mihaly Csikszentmihalyi, psicólogo de origem croata que criou o conceito psicológico de fluxo (flow), um estado mental altamente focado. Sua teoria diz o seguinte: sabe aquele momento que você não vê a hora passar? Você está no trabalho, focada em alguma atividade ou projeto, a hora passa e você nem vê? Provavelmente você conseguiu atingir o “Estado de Flow”. Esse é um estado que podemos chamar de estado da felicidade. Você está completamente integrada naquilo que faz.
LEIA MAIS
- 6 hábitos que as mulheres de sucesso devem ter
- As mulheres e as finanças podem viver felizes para sempre
Este estado combina duas coisas: o tamanho do desafio com o tamanho da habilidade. Precisamos ter um desafio alto e uma habilidade elevada para atingir o estado de flow (fluxo). A combinação desses dois fatores em níveis mais baixos podem gerar emoções negativas, conforme mostra o gráfico abaixo:


Propósito traz lucratividade
Essa ideia de que precisamos escolher entre trabalhar e ser feliz ou até mesmo trabalhar apenas em troca de um bom salário, já não faz mais parte do mundo de hoje. Conectar-se com seu propósito de vida traz lucratividade e resultados tangíveis não só para você, mas também para a organização onde trabalha. Acredite, fazer o que se ama gera bons resultados em todas as áreas da sua vida.
Questione-se:
- Quais são as minhas habilidades?
- O que eu faço de melhor para atingir um nível máximo de excelência em tudo que me proponho a fazer?
- O que há de certo comigo?
- Eu realmente me conheço?
Lembre-se: pode ser que neste momento você não esteja vivendo o seu propósito em sua completude, mas não se culpe por isso. Apenas continue buscando propósito no que você faz hoje, para chegar a algo maior um dia.
Vou deixar o link de um teste que mede a escala de significado da sua vida. Este teste vai gerar um certo desconforto em você, mas fique tranquila é um desconforto produtivo!
Karina Scola Pescada é planejadora financeira pessoal CFP® da Foquemos Investimentos
Posts Relacionados
Quanto é $uficiente para você?
Antes de mais nada, busque essa resposta através do significado que você dá ao dinheiro. Eu tenho um segredo. E esse segredo permitirá que você dobre sua renda em 12 meses com apenas mais cinco horas de trabalho por semana. Topa? Se você respondeu “sim”, quero lhe dar a oportunidade de triplicar esse valor em […]
LEIA MAIS


O que há de certo comigo?
Foque em tudo que você tem de melhor para alcançar o seu propósito de vida. Você deve ter estranhado um pouco esta pergunta, não é? Infelizmente aprendemos a nos questionar: “o que há de errado comigo?” Geralmente, quando algo não está bom ou não está indo muito bem nos questionamos dessa forma, mas e se […]
LEIA MAIS

