BLOG

Como se manter motivada para poupar e investir?

Assim como no caso da dieta, começar é fácil. Difícil é sustentar o ritmo

“Vou começar a dieta na próxima segunda-feira. Desta vez, estou falado sério!”

Chega o domingo, você lembra da promessa, começa firme na segunda-feira com o propósito de cumpri-la, mas, logo no dia seguinte, recebe um cupom de desconto do aplicativo de delivery. E é justamente de hambúrguer, algo que você ama e não consegue resistir.

Começar um plano pode até ser fácil, tudo parece que vai funcionar no início. Mas manter a motivação pessoal durante todo o processo é outra história. Com dinheiro acontece a mesma coisa. Você pode começar a fazer um planejamento financeiro, mas mantê-lo durante a vida é algo difícil.

Gosto muito de fazer essa analogia com a dieta porque as duas situações são realmente parecidas. Acompanhe até o final – e não desanime!

Porque é essencial manter a motivação

Você já parou para pensar em como a motivação pessoal influencia na sua saúde financeira? Pois é. Começar algo novo pode ser muito desafiador, mas persistir pode ser ainda mais difícil.

LEIA MAIS:

Poupar dinheiro e, consequentemente, investir depois não é uma corrida de 100 metros, mas uma maratona que demanda esforço, dedicação e foco nos objetivos.

Para realizar seus sonhos é essencial que você esteja comprometida a encarar todos os desafios que virão pela frente.

Como superar os obstáculos e investir sempre

Nós tendemos a querer os prazeres imediatos e criamos uma expectativa muito grande no início em relação ao retorno dos investimentos. Queremos agora e queremos já! Poupar para o futuro está longe e é muito trabalhoso pensar nisso, não é mesmo?

Você já assistiu ao filme “Loucos por Dinheiro”? Recém-casados, Alice e John estão passando por uma séria crise financeira quando descobrem que seu velho bule de bronze produz dinheiro sempre que eles se agridem. Surpresos, eles precisam decidir a melhor forma de usar a mágica – se é que ela existe.

Obstáculos como esse do filme, baixos salários, pandemia, compras por impulso e outros entraves se apresentarão diante de nós ao longo de toda a vida. Segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), ainda é grande o percentual de brasileiros que não guarda dinheiro e nem investe: o equivalente a 69% da população.

É possível contornar tudo isso com a “mágica” de um bom planejamento financeiro. Esse é um passo importante, mas precisa ser acompanhado de outras coisas. Uma reserva de emergência, por exemplo. Se você a tem, em um momento de imprevisto ainda é possível manter o sonho de viajar ou de abrir seu próprio negócio.

3 dicas para poupar e investir sem perder a motivação

Uma das coisas importantes sobre motivação é aprender a fazer as coisas mesmo quando não se está muito animada. O nome disso é disciplina!

A maioria das pessoas acha difícil fazer dieta, como mencionei anteriormente, mas isso não deve ser motivo para não fazer. Pelo contrário: as pessoas fazem porque conhecem o resultado. Agora vamos às dicas:

1. Tenha metas alcançáveis

Não adianta começar querendo economizar toda a sua receita. Comece devagar até criar o hábito de fazer isso todos os meses. Lembre-se da regra dos 60-20-20 ou 50-30-20: 60% da sua receita para gastos essenciais, 20% para os gastos variáveis/diversão e 20% para realização de sonhos e independência financeira.

2. Aumente seu conhecimento sobre finanças

Essa iniciativa trará mais segurança e conscientização na hora de tomar decisões financeiras. Ler, estudar, assistir vídeos, seguir mulheres que falam sobre isso – faça o que achar necessário. Tudo isso vai ajudá-la a manter a motivação financeira.

3. Invista sempre seu dinheiro

Poupar é muito bom, mas aumentar seu rendimento é o que vai ajudá-la a alcançar seus objetivos. Este é o combustível para que você continue investindo. E, nesse ponto, vale juntar todas as dicas. Comece aos poucos, vá estudando e gradualmente aumente suas aplicações. Se não se sentir segura, busque ajuda de um profissional para conseguir melhores resultados.

Até a próxima!

 

Karina Scola Pescada é planejadora financeira pessoal CFP® da Foquemos Investimentos

Posts Relacionados

Finanças

Guia para decolar sua vida financeira – para mulheres

Olha elaaaaa! Se você chegou até aqui é porque você quer fazer a sua vida financeira decolar e voar beeeemm alto, não é mesmo? Eu tenho certeza que com esse guia, você vai conseguir olhar com mais carinho para a sua vida financeira e investir melhor o seu dinheiro. Só assim, você se tornará uma […]

LEIA MAIS
Finanças

Como se tornar uma investidora de sucesso

“Acreditar que você é capaz é importantíssimo para alcançar qualquer coisa que você sonhar!” Hoje, quase metade dos lares são sustentados por mulheres no nosso país. Estima-se ainda que só entre 2014 e 2019, quase 10 milhões de mulheres assumiram o posto de gestora da casa. Apesar do termo “chefe de família” remeter, normalmente, à […]

LEIA MAIS