BLOG

As mulheres devem desafiar o status quo

Deixar de investir ou passar anos com dinheiro investido na poupança não fará com que elas alcancem seus objetivos de vida

status quo é mais um viés da economia comportamental que significa a preferência de um indivíduo por manter o seu estado atual, mesmo que uma alteração de sua situação proporcione um aumento de seu bem-estar. O status quo estimula o indivíduo a permanecer no nível de referência atual. Como diria uma frase famosa do “O Mágico de Oz”, “Não há lugar melhor do que o nosso lar”. Desejamos o familiar, SOMOS avessos a perda potencial que atribuímos a uma “nova” decisão.

Como resultado, as pessoas muitas vezes “escolhem” opções pré-definidas, mesmo quando muitas outras estão disponíveis. E com nossos investimentos não é diferente. Geralmente, acabamos investindo sempre nos mesmos produtos financeiros por não querermos arriscar em novas oportunidades.

Saia da zona de conforto

Para nós, mulheres, ainda há um agravante: temos ideias preconcebidas devido à nossa origem cultural e ao lugar onde crescemos. A mulher acaba deixando de lado as suas finanças pelo preconceito que a sociedade impõe desde sempre. Deixamos de questionar o porquê certas coisas não podem ser diferentes.

Mitos como: homens lidam melhor com dinheiro; meu marido entende do assunto, então ele cuida das finanças da casa; meus filhos vão cuidar de mim no futuro; meu marido tem que ganhar mais do que eu, etc, além de serem ilusórias, essas crenças de que não precisamos pensar sobre dinheiro gera uma vontade de entregar a condução do nosso futuro para terceiros.

 

LEIA MAIS

 

À medida que o mundo evolui, não podemos deixar que esses preconceitos nos limitem quando se trata de alcançar os nossos objetivos. Temos que desafiar o status quo, sair da zona de conforto e promover algo novo pela primeira vez.

A mulher e os investimentos

A mulher precisa buscar conhecimento para superar o status quo. Deixar de investir ou passar anos com seu dinheiro investido na poupança não fará você alcançar seus objetivos de vida.

Segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), em um estudo realizado em março deste ano, 83% das mulheres ainda escolhem a poupança para investir. A maior proporção de mulheres prefere essa opção pois a poupança é muito popular e é uma alternativa menos arriscada na hora de investir. Por isso, a educação financeira é tão importante.

Busque por mulheres que são grande inspiração para você. Mulheres que lutam por seus direitos e que constroem uma carreira sólida, pois não tiveram medo de se expor, de errar ou de buscar por algo novo. Não deixe para depois o que você precisa mudar agora, assuma o controle da sua vida financeira.

Saia do status quo!

É fora da zona de conforto que aparecem as grandes oportunidades. Permaneça aberta a essas oportunidades que surgem. Faça a sua reflexão e se julgar que precisa da ajuda de profissionais da área, busque o quanto antes.

Karina Scola Pescada é planejadora financeira pessoal CFP® da Foquemos Investimentos

Posts Relacionados

Finanças

Quanto é $uficiente para você?

Antes de mais nada, busque essa resposta através do significado que você dá ao dinheiro. Eu tenho um segredo. E esse segredo permitirá que você dobre sua renda em 12 meses com apenas mais cinco horas de trabalho por semana. Topa? Se você respondeu “sim”, quero lhe dar a oportunidade de triplicar esse valor em […]

LEIA MAIS
Sem categoria

O que há de certo comigo?

Foque em tudo que você tem de melhor para alcançar o seu propósito de vida. Você deve ter estranhado um pouco esta pergunta, não é? Infelizmente aprendemos a nos questionar: “o que há de errado comigo?” Geralmente, quando algo não está bom ou não está indo muito bem nos questionamos dessa forma, mas e se […]

LEIA MAIS